Rating: 3.0/5 (447 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página


Xadrez Pedagógico
Xadrez Pedagógico

 

XADREZ PEDAGÓGICO

É ser útil, oferecer mais opções de escolha e melhorar a qualidade educacional. As perguntas mais importantes que temos escutado são: o Xadrez Pedagógico é útil? Dá resultados?. Descubra o que é útil e o que funciona através da experiência. E, o que é mais importante, descubra o que não funciona e modifique-o até que dê resultado. Esse é o espírito da PNX.

Projeto Neuro Xadrez é o jogo - arte - ciência das qualidades, competências e habilidades educacionais.

É jogo porque possibilita um prazer e um lazer de aprender pensando e brincando. É arte porque cada pessoa imprime sua personalidade e seu estilo àquilo que faz, algo que jamais pode ser apreendido através de palavras e técnicas.

Esse processo chama-se modelagem, e os padrões, habilidades e técnicas descobertos através dele estão sendo cada vez mais usados pela Escola de Treinamentos no projeto Xadrez Pedagógico em Juiz de Fora e  no campo da educação e profissional, para criar um nível de aprendizado e comunicação mais eficaz, um melhor desenvolvimento pessoal e uma aprendizagem mais rápida.

O PNX apresenta uma ferramenta inovadora no campo educacional que pode ser aplicada efetivamente em qualquer interação humana. Ela oferece técnicas específicas por meio das quais um praticante pode organizar e reorganizar de forma útil seu aprendizado e subseqüentemente assegurar qualquer resultado comportamental. Estamos falando do Sistema de Avaliação Xadrez Pedagógico – SAXP.

O PNX é prática. Trata-se de um conjunto de modelos, habilidades e técnicas que nos permitem pensar e agir com mais eficiência diante das disciplinas acadêmicas

A prática regular do Xadrez na Escola proporciona aos estudantes inúmeras possibilidades de crescimento pessoal e de exploração de diferentes habilidades e atitudes. Um dos maiores desafios da educação é aprender a viver juntos, respeitar mutuamente as diferenças. Pois o xadrez pode promover o aprimoramento da conduta ética, da socialização, bem como a formação do caráter, tendo em vista que o crescimento do aprendiz só é possível pelo seu próprio mérito e vontade disciplinada. A prática do xadrez proporciona ensinamentos, entre eles a solução de roblemas, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta. O praticante aprende que as peças no xadrez não têm valores absolutos, que se deve controlar a posição das demais peças, a fim de armar uma estratégia. Em uma época em que o estudante adquire grande quantidade de conhecimentos, o melhor aprendizado que o jovem pode obter em sua escolaridade é um pensamento organizado.

Considerando que a criança por volta dos sete anos de idade, ao chegar ao período das operações concretas, pelas aquisições feitas, possui condições de jogar atendo-se a normas que consistem em um código comum de regramentos, podendo ser criado pelo próprio aluno ou por outras pessoas e, diante da atual realidade, em que os jovens demonstram cada vez mais dificuldades em lidar com regras e responsabilidades, percebe-se a necessidade de desenvolver junto aos alunos esta capacidade de ater-se a regramentos, bem como a refletir antes de agir tomando consciência das possíveis consequências de seus atos. Nesse sentido, entende-se que a prática de jogos possibilita a socialização, valorizando o aspecto lúdico. Entre os jogos possíveis de serem desenvolvidos optou-se pelo Xadrez por ser um jogo impulsionador da imaginação que contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração, da velocidade de raciocínio, de organizar estratégias e de planejar ações e tomar decisões.

Além dos aspectos lúdicos proporcionados pelo Xadrez, esta atividade ensina a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que derrota nem sempre é sinônimo de fracasso, assim com vitória nem sempre é sinônimo de sucesso. A
prática do jogo de xadrez é capaz de mostrar as consequências das atitudes displicentes, aprendizado que os jovens tanto carecem, além de propiciar aprendizados nos quais eles possam arcar com as responsabilidades dos próprios atos.

A prática do xadrez pelos estudantes pode ajudá-los a serem mais seguros de si mesmos, pois eles encontram a oportunidade de descobrir um meio em que podem sobressair-se, obtendo, em consequência, uma melhoria no aprendizado em geral.